A sexualidade e saúde da mulher andam de mãos dadas. Uma está diretamente ligada a outra, mas infelizmente a primeira ainda é tão negligenciada, afetando a segunda.
Outro ponto importante é que as mulheres têm certo tabu em falar sobre sexualidade. E a falta desse diálogo, seja com o parceiro, seja com o profissional de saúde que lhe atende, pode afetar sim sua saúde.
Sexo e sexualidade desempenham um papel importante na saúde e no bem-estar das mulheres ao longo da vida.
Ou seja, mudanças físicas com o envelhecimento, doenças, medicamentos, efeitos psicológicos como depressão, o que está acontecendo em seu relacionamento e família podem impactar no sexo.
Compreender sobre a libido, a excitação e o orgasmo, juntamente com as causas e formas de lidar com os problemas sexuais, pode ser útil.
Para falar mais sobre esse tema tão importante, preparei o artigo abaixo com algumas informações que considero úteis para você. Vamos conferir?
O que é a sexualidade?
A sexualidade faz parte da vida de toda mulher. Todos os nossos corpos têm potencial para sentir prazer e excitação física.
Algumas mulheres optam por nunca ser sexualmente ativas, mas a maioria das mulheres explora seus desejos sexuais de alguma forma, em algum momento de suas vidas.
Ter a liberdade de escolher como se expressar sexualmente (ou não) é uma parte importante da saúde sexual da mulher.
Saúde sexual também significa entender seu corpo e como ele funciona. Mulheres que entendem seus corpos podem fazer melhores escolhas sobre as atividades sexuais de que gostam.
Elas também podem optar por engravidar ou podem optar por evitá-la. Compreender seu corpo é uma parte importante da saúde sexual, mas saúde sexual também envolve estar confortável consigo mesmo e com seus desejos sexuais.
Significa ter relacionamentos saudáveis com outras pessoas.
Por exemplo, saúde sexual também pode significar aprender a identificar e abandonar relacionamentos violentos ou abusivos e aprender a lidar com os efeitos posteriores de tais relacionamentos.
Leia também::: Como os níveis de vitamina D afetam a sexualidade?
Bem-estar e saúde
A sexualidade desempenha um papel importante na saúde e no bem-estar das mulheres ao longo da vida.
Existem aspectos biológicos, psicológicos e sociais da sexualidade de uma mulher que afetam sua experiência de sexualidade e sexo.
Biológico
Isso inclui mudanças físicas causadas pelo envelhecimento normal ou problemas médicos.
O sexo pode ser afetado por problemas de saúde e até mesmo os medicamentos usados para tratar o problema.
Além disso, a mudança nos níveis de alguns hormônios, como estrogênio e testosterona (hormônios produzidos pelos ovários), afetam o humor, o desejo sexual e as mudanças físicas que ocorrem durante a excitação sexual.
Psicológico
São as crenças e sentimentos sobre você, sobre a qualidade de seus relacionamentos, sobre sua história pessoal.
Por exemplo, quando falamos do lado psicológico, o sexo pode ser afetado por alterações no humor (depressão, ansiedade, luto), pode impactar sua autoestima, sua imagem corporal.
Além disso, é preciso estar atento a experiência anterior de atividades sexuais e a satisfação com o relacionamento
Social
A sexualidade também tem forte ligação com sua cultura, sua comunidade, sua família e seu ambiente doméstico.
Por exemplo, muitas mulheres deixam de falar sobre sua sexualidade por medo, tabu, vergonha. Infelizmente, algumas culturas ainda consideram essa discussão inapropriada.
Converse com o profissional
Algumas pessoas acham constrangedor procurar ajuda ou falar sobre questões sexuais, mas sua sexualidade pode ser uma parte importante de quem você é.
Mas se você tiver dúvidas, é útil conversar com alguém com quem você se sinta confortável e em quem confie, como o seu médico ginecologista, ou psicólogo especializado em questões sexuais.
Os problemas sexuais (frequentemente chamados de disfunção sexual) referem-se a uma situação em que você não consegue vivenciar o sexo como gostaria e isso causa sofrimento a você e/ou ao seu parceiro.
Além disso, diferentes tipos de problemas geralmente estão relacionados às diferentes áreas do funcionamento sexual: libido, excitação, orgasmo e frequência da atividade sexual.
A dor, o desconforto, também são problemas que afetam muitas mulheres, e isso não é comum.
Sentir isso durante o ato sexual pode indicar que algo está errado, e é por isso que a mulher deve buscar ajuda para descobrir as causas e tratá-las.
Leia também::: Falta de desejo sexual tem solução?
Fique bem consigo mesma
Dessa forma, lembre-se de que as preocupações sexuais são comuns e as soluções podem ser encontradas. Mas infelizmente, não existe uma ‘solução rápida’.
Mas é sempre importante discutir durante sua consulta ginecológica sobre aspectos que envolvem sua sexualidade. Portanto, tire suas dúvidas, fale dos seus problemas e não permita que os problemas da sexualidade afetem também sua saúde.
Espero que esse tema envolvendo sexualidade e saúde lhe tenha sido útil. E para mais dicas e muita informação, siga meu canal no Youtube. Sempre tem coisa nova sendo publicada por lá!