A histerectomia é um procedimento cirúrgico para remover o útero de uma mulher. Esse tipo de procedimento pode ocorrer por vários motivos.
A cirurgia pode ser usada para tratar uma série de condições de dor crônica, bem como certos tipos de câncer e infecções.
A extensão de uma histerectomia varia dependendo do motivo da cirurgia, e ela pode ser total ou subtotal.
Na maioria dos casos, todo o útero é removido. O médico também pode remover os ovários e as tubas uterinas durante o procedimento.
Os ovários são os órgãos que produzem estrogênio e outros hormônios. As tubas uterinas são as estruturas que transportam o óvulo do ovário ao útero.
Por que é realizada uma histerectomia?
Seu médico pode sugerir uma histerectomia se você tiver algum dos seguintes:
- dor pélvica crônica
- sangramento vaginal incontrolável
- câncer de útero, colo do útero ou ovários
- miomas, que são tumores benignos que crescem no útero
- doença inflamatória pélvica, que é uma infecção grave dos órgãos reprodutivos
- prolapso uterino, que ocorre quando o útero desce através do colo do útero e se projeta para fora da vagina
- endometriose, que é uma doença em que o revestimento interno do útero cresce fora da cavidade uterina, causando dor e sangramento
- adenomiose, que é uma condição em que o revestimento interno do útero se desenvolve até os músculos do útero
Leia também::: Coenzima Q10 no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos
Alternativas para uma histerectomia
A histerectomia é o segundo procedimento cirúrgico mais comum realizado em mulheres. É considerada uma cirurgia segura e de baixo risco.
No entanto, a histerectomia pode não ser a melhor opção para todas as mulheres. Não deve ser realizado em mulheres que ainda desejam ter filhos, a menos que nenhuma outra alternativa seja possível.
Felizmente, muitas condições que podem ser tratadas com uma histerectomia também podem ser tratadas de outras maneiras.
Por exemplo, a terapia hormonal pode ser usada para tratar a endometriose. Os miomas podem ser tratados com outros tipos de cirurgia que preservam o útero.
Em algumas circunstâncias, no entanto, uma histerectomia é claramente a melhor escolha. Geralmente é a única opção para o tratamento do câncer uterino ou cervical.
Você e seu médico podem discutir suas opções e determinar a melhor escolha para sua condição específica.
Quais são os tipos de histerectomia?
Existem basicamente dois tipos diferentes de histerectomia. A total e a subtotal
Histerectomia subtotal
Durante uma histerectomia parcial, o médico remove apenas uma parte do útero. Eles podem deixar o colo do útero intacto.
Histerectomia Total
Durante uma histerectomia total, o médico remove todo o útero, incluindo o colo do útero. Você não precisará mais fazer um teste de Papanicolaou anual se o colo do útero for removido. No entanto, você deve continuar a fazer exames pélvicos regulares.
Há também o procedimento conhecido como Ooforectomia. Nele, o médico remove o útero junto com um ou ambos os ovários e as trompas uterinas. Você pode precisar de terapia de reposição hormonal se ambos os ovários forem removidos.
Leia também::: Gestrinona é segura no tratamento da endometriose?
Quais são os riscos de uma histerectomia?
A histerectomia é considerada um procedimento bastante seguro. Como acontece com todas as grandes cirurgias, no entanto, existem riscos associados.
Algumas pessoas podem ter uma reação adversa ao anestésico. Também existe o risco de sangramento intenso e infecção ao redor do local da incisão.
Outros riscos incluem lesões nos tecidos ou órgãos circundantes, incluindo bexiga e intestinos.
Esses riscos são raros. No entanto, se ocorrerem, pode ser necessária uma segunda cirurgia para corrigi-los.
Ela pode melhorar sua qualidade de vida
Na grande maioria das vezes, a histerectomia é um procedimento necessário para devolver a qualidade de vida da mulher.
Para algumas mulheres, o procedimento para o sangramento intenso e alivia a dor para sempre. Outros fazem a cirurgia para prevenir ou tratar o câncer.
Mas, fazer uma histerectomia é uma grande decisão. É uma grande cirurgia que pode mudar seu corpo para sempre. Você pode entrar na menopausa precoce e não poderá ter filhos após este procedimento.
Por isso, converse com seu médico se você acha que pode se beneficiar com uma histerectomia. Existem muitos fatores a serem considerados antes de decidir fazer esta cirurgia.
Espero que tenha gostado do artigo sobre quais os tipos de histerectomia. E para mais dicas e muita informação sobre saúde da mulher, siga também meu canal no Youtube!