O papel da metformina no tratamento da SOP ainda é pouco explorado mesmo entre profissionais da saúde.
Esse medicamento pode ser utilizado em diversas situações e tratamentos, tem poucas contra-indicações e conta com um preço acessível.
Continue até o final para entender o papel da metformina no tratamento da SOP.
Os mecanismos da metformina
A metformina tem ação regulatória em um receptor rate, que é receptor de produtos avançados da glicação. Quando são ativados inadequadamente, como acontece no SOP e no diabetes, muda o funcionamento do sistema imunológico e pode favorecer o aparecimento de doenças autoimunes.
Existe uma conversa sobre resistência insulínica e inflamação que precisa ser corrigida.
A maioria das pacientes que contam com essa resistência passam pelo uso da metformina, pois é um grande sensibilizador da insulina.
Além disso, a metformina tem uma ação interessante no intestino, pois favorece o habitat da akermansia muciniphila, bactéria de boa qualidade responsável por auxiliar nesse aumento da resistência, baixando a taxa metabólica basal e atuando como droga anti obesogênica e probiótico terapia maravilhosa.
Também conta com uma ação anti-agging por diminuir o encurtamento dos telômeros. A telomerase, enzima que diminui o tamanho dos cromossomos e está altamente ligada à expectativa de vida, é favorecida.
Assim, podemos modular o intestino da paciente com SOP, tireoidite e diabetes.
Esse medicamento está em fases finais de testes para ser aprovado com o primeiro fármaco com ação comprovada na longevidade. Entre as descobertas, está comprovado que ativa o gene DAF-4, o gene da longevidade.
Também está comprovado que a metformina age no intestino auxiliando na produção dos hormônios da saciedade.
Quais as contra-indicações?
Trata-se de um fármaco originado da fitoterapia, ou seja, de origem natural.
Isso pode fazer pensar que não existam contra-indicações, porém, existem algumas coisas que precisam ser observadas.
Alguns pacientes não toleram bem esse medicamento, em especial, devido a alterações no trato gastro-intestinal. Além disso, quando não é associado a um tratamento completo e bem prescrito, pode dificultar a absorção de algumas vitaminas.
De qualquer forma, a metformina só pode ser comercializada mediante receita médica. Por isso, siga à risca as recomendações do seu médico em relação às dosagens.
Nenhum medicamento deve ser usado sem esse profundo exame. Afinal, cada organismo é único e tem suas particularidades.
Espero ter explicado o papel da metformina no tratamento da SOP.
Vamos falar sobre o assunto? Participe do Seminário da SOP
É com muita alegria que estamos dando sequência, ao longo dessa semana, ao Seminário da SOP. São 3 aulas nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, sempre às 21 horas.
Para fazer a sua inscrição 100% gratuita, basta clicar no botão abaixo:
Para saber mais, assista ao meu vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube: