Será que SOP e menopausa podem acontecer ao mesmo tempo? Ou quando a mulher atinge a menopausa, os sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos deixarão de existir?
Por estar associada à idade fértil, as pessoas geralmente se perguntam se ela para quando a pessoa atinge a menopausa. A resposta curta é não, a menopausa não cura a SOP — mas a SOP se manifesta de maneira diferente na perimenopausa e além.
Para entender essa mudança, confiram o artigo que compartilho abaixo!
O papel dos hormônios
Tanto a SOP quanto a menopausa estão associadas a alterações nos hormônios sexuais. O mais notável é o aumento dos níveis de testosterona na SOP e os níveis flutuantes de estrogênio em mulheres que se aproximam da menopausa.
Essas alterações hormonais influenciam não apenas sua saúde reprodutiva, mas também sua saúde e bem-estar físico e mental.
Por exemplo, o estrogênio protege seu coração, ajudando a aumentar seus níveis de HDL (o tipo bom de colesterol). Também o protege da perda óssea, trabalhando com cálcio e outros minerais para construir e fortalecer os ossos.
A osteoporose pode ocorrer quando os níveis de estrogênio começam a diminuir porque seu corpo não produz mais o osso do que se decompõe.
Além disso, alterações nos hormônios sexuais causam sintomas desagradáveis. As mulheres com SOP geralmente sofrem de excesso de pelos faciais e corporais (hirsutismo), acne, perda de cabelo e períodos irregulares.
Elas também são propensos a ganho de peso ou obesidade, resistência à insulina ou diabetes.
Os sintomas da menopausa do outro lado incluem ondas de calor, suores noturnos, insônia, dores nas articulações, alterações de humor, ganho de peso e secura vaginal.
Leia também::: SOP causa queda de cabelo?
A menopausa cura a SOP?
Não, a menopausa traz muitas mudanças em seus hormônios, mas não garante que sua SOP desapareça.
A melhor maneira de gerenciar seus sintomas é através de mudanças no estilo de vida ou reposição hormonal.
A reposição hormonal, também conhecida como TRH, é um tratamento eficaz para controlar os sintomas da SOP e da menopausa, pois ambas são causadas por um desequilíbrio hormonal.
A menopausa pode ocorrer mais tarde em mulheres com SOP?
A SOP pode atrasar a menopausa em 2 a 4 anos. Mas não só isso: estudos mostram que em mulheres com SOP, os ciclos menstruais podem ser mais frequentes no final dos anos reprodutivos.
Parece que o hormônio anti-mülleriano (HAM) e os andrógenos desempenham um papel. Embora um nível anormalmente alto de HAM possa indicar SOP, também é um bom preditor de sua reserva ovariana.
O teste HAM avalia quantos óvulos potenciais permanecem em seus ovários. Um nível baixo pode significar que você está iniciando a menopausa ou pode ter problemas para conceber.
A TRH equilibra os hormônios para trazê-los de volta ao nível que deveriam estar no corpo e, como resultado, alivia os sintomas.
Leia também::: Cistos ovarianos e dor nas costas: existe uma conexão?
SOP e menopausa
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a pesquisa diz que a SOP persiste após a menopausa, como compartilhamos acima.
A menopausa e a alteração hormonal que ela causa está associada a um aumento da gordura corporal, principalmente da gordura abdominal.
Esse excesso de peso está associado a um risco aumentado de distúrbios metabólicos e doenças cardíacas, que é ampliado pela presença de SOP.
Por isso, é fundamental contar com o acompanhamento do seu ginecologista para estabelecer um programa de monitoramento para essas complicações de longo prazo.
E mesmo que você não esteja se aproximando da menopausa, é uma boa ideia planejar com antecedência e analisar como reduzir seu risco mais tarde na vida por meio de modificações no estilo de vida
Por fim, espero que tenham compreendido a ligação entre SOP e menopausa, e como os hormônios desempenham um papel no processo. E para mais dicas e informações, me siga também em meu canal do Youtube!