A cada dia, novos estudos relacionam a vitamina D a inúmeros benefícios ao nosso organismo. E há também uma ligação bastante próxima entre a vitamina D e a SOP.
Essa vitamina afeta muitos sistemas em seu corpo e está relacionada a doenças graves como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.
Portanto, talvez não seja surpreendente que a vitamina D também desempenhe um papel na síndrome dos ovários policísticos (SOP).
No artigo abaixo falo mais sobre esta relação, como a Vitamina D e a SOP devem caminhar na mesma via. Vamos conferir?
Baixo teor de vitamina D
O baixo teor de vitamina D é um problema comum na SOP e está associado à resistência à insulina, infertilidade, irregularidade do ciclo menstrual e hirsutismo.
Pesquisas mostram que até 85% das mulheres com SOP apresentam baixos níveis de vitamina D (<20 ng / ml). O nível ideal de vitamina D permanece desconhecido, mas o normal de referência começa em 30 ng / ml.
Ademais, além da regulação imunológica, humor e energia, a vitamina D desempenha um papel na regulação do metabolismo da insulina e da glicose, síntese de estrogênio e progesterona e desenvolvimento folicular ovariano.
Estudos que examinam o efeito da suplementação de vitamina D em diferentes parâmetros em mulheres com síndrome dos ovários policísticos, por exemplo, demonstraram resultados positivos, como:
- melhora na regularidade menstrual
- melhora na acne
- redução no hormônio antimülleriano elevado
Embora pareça haver uma ligação entre vitamina D e a SOP, a pesquisa é inconclusiva na determinação de causa e efeito.
No entanto, restaurar e manter um nível normal de vitamina D pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e restaurar os ciclos menstruais.
Leia também::: Qual a relação entre saúde emocional e SOP?
Reduz o risco de outras doenças
Com a SOP, você tem mais probabilidade de desenvolver outros problemas de saúde graves. Muitos deles estão relacionados à síndrome metabólica.
A saber, a síndrome metabólica se refere a um grupo de condições que colocam você em risco de doença cardíaca, derrame e diabetes tipo 2. Essas condições incluem:
- Açúcar alto no sangue (hiperglicemia)
- Níveis baixos de colesterol HDL (“bom”)
- Níveis elevados de triglicerídeos (hipertrigliceridemia)
- Gordura da barriga (obesidade abdominal)
- Pressão alta (hipertensão)
A síndrome metabólica afeta 33% das mulheres com SOP. Mas para prevenir complicações relacionadas à síndrome metabólica, mulheres com a síndrome dos ovários policísticos geralmente são aconselhadas a perder peso e seguir uma dieta saudável e balanceada.
A falta de vitamina D tem sido diretamente relacionada à síndrome metabólica. Por exemplo, em estudos, os níveis de insulina, triglicerídeos e colesterol melhoraram para mulheres com sobrepeso com SOP que tomaram vitamina D por oito semanas.
Além disso, os suplementos de vitamina D e cálcio reduziram significativamente a pressão arterial em mulheres com a síndrome dos ovários policísticos.
Leia também::: SOP e comida: o que comer
Converse com seu médico
A deficiência de vitamina D pode piorar os sintomas da síndrome. Portanto, tomar um suplemento diário de vitamina D pode aliviar alguns problemas de SOP, como infertilidade, ganho de peso e ansiedade.
Isso, por sua vez, pode melhorar sua saúde geral e melhorar ainda mais seu estado emocional e energia, o que pode levar a ganhos ainda maiores de bem-estar.
Mas lembre-se que a suplementação é algo bastante individual, e deve seguir a recomendação do seu médico. Jamais se automedique!
Como foi possível acompanhar, a relação entre vitamina D e a SOP é bastante íntima. E para mais dicas e muita informação sobre SOP e endometriose, siga também meu canal do Youtube!