Certas mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios, são consideradas tratamento de primeira linha para mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).
Os tratamentos farmacológicos são reservados para os chamados distúrbios metabólicos, como anovulação, hirsutismo e irregularidades menstruais.
Os medicamentos para essas condições incluem anticoncepcionais orais, metformina, prednisona, leuprolida, clomifeno e espironolactona.
E felizmente, cada vez mais estudos são realizados e que trazem avanços no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos. Para saber mais sobre eles, confira o artigo abaixo!
O que é a SOP?
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma condição multifacetada caracterizada por anovulação crônica e excesso de atividade ovariana.
Estudos recentes indicaram que a SOP está associada à inflamação crônica de baixo grau e que as mulheres com SOP apresentam risco aumentado de doença hepática gordurosa não alcoólica.
Os distúrbios inflamatórios e metabólicos associados à SOP são explicados em parte pela coexistência de resistência à insulina e obesidade, mas são ainda alimentados pelo excesso de andrógenos.
Novos insights sobre a regulação de hormônios e citocinas no tecido muscular e adiposo apoiam o conceito de que a SOP é uma síndrome sistêmica.
Leia também::: Quais são os tipos de SOP?
Riscos da Síndrome dos Ovários Policísticos
Se você foi diagnosticada com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), é importante compreender os riscos de saúde a longo prazo associados à doença, que incluem:
- Infertilidade ou subfertilidade
- Câncer do endométrio
- Diabetes
- Anormalidades lipídicas
- Riscos cardiovasculares
- Apneia obstrutiva do sono
Nem todas as mulheres com SOP desenvolverão essas condições, mas ter a SOP aumenta o risco.
Portanto, é importante ter sua saúde monitorada regularmente por um médico com experiência no tratamento de mulheres com SOP.
Visitas regulares ao médico devem ser agendadas durante seus anos reprodutivos e continuar após a menopausa, mesmo que você não tenha mais períodos irregulares e outros sintomas de Síndrome dos Ovários Policísticos possam diminuir após o fim da menstruação.
Tratamento para a Síndrome dos Ovários Policísticos
A medicina está em constante atualização e muitas coisas que se acreditava antes, agora não fazem mais sentido.
E está tudo bem, pois isso se dá a novos estudos, novas tecnologias e que nos colocam em constante melhoria de como conhecer e cuidar da nossa saúde. Esse é o caso do tratamento da SOP.
É crescente o número de mulheres que buscam uma alternativa aos antigos tratamentos da Síndrome dos Ovários Policísticos, pois são notados efeitos colaterais, paliativos ou nenhuma mudança no quadro clínico.
E graças aos avanços da medicina, podemos oferecer a cada mulher um tratamento único para SOP, com base nas suas características individuais, o que proporciona um tratamento muito mais efetivo.
O tratamento para a SOP geralmente começa com mudanças no estilo de vida, como perda de peso, dieta e exercícios.
Perder apenas 5% a 10% do seu peso corporal pode ajudar a regular o seu ciclo menstrual e melhorar os sintomas da SOP.
As pílulas anticoncepcionais e outros medicamentos podem ajudar a regular o ciclo menstrual e a tratar os sintomas da SOP, como crescimento de pelos e acne.
Leia também::: Coenzima Q10 no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos
Cuide da sua saúde
A SOP pode interromper os ciclos menstruais da mulher e dificultar a gravidez. Altos níveis de hormônios masculinos também levam a sintomas indesejados, como crescimento de pelos no rosto e no corpo.
As intervenções no estilo de vida são os primeiros tratamentos recomendados pelos médicos para a SOP, e geralmente funcionam bem.
A perda de peso pode tratar os sintomas da SOP e melhorar as chances de engravidar. Dieta e exercícios aeróbicos são duas maneiras eficazes de perder peso.
Os medicamentos são uma opção se as mudanças no estilo de vida não funcionarem. As pílulas anticoncepcionais e a metformina podem restaurar os ciclos menstruais mais normais e aliviar os sintomas da SOP.
E para saber mais sobre os principais tratamentos para Síndrome dos Ovários Policísticos, confira também o vídeo que gravei para o meu canal no Youtube!