As fases da menopausa, geralmente conhecidas como menopausa e pós-menopausa, marcam um período de transição significativo na vida e na saúde geral da mulher.
A menopausa é desencadeada por uma diminuição dos hormônios femininos, principalmente do estrogênio.
Quando inicia, a mulher para de menstruar e não consegue mais engravidar. Mas todo o processo é seguido também pelo chamado climatério. Algumas mulheres terão a menopausa antes, outras terão depois, mas todas passarão por isso.
E para entender as diferenças entre menopausa e pós-menopausa, preparei um artigo que você pode conferir abaixo!
O que é a menopausa?
A menopausa em si é apenas um fenômeno no meio de um declínio hormonal que é o climatério. A melhor definição de menopausa é ausência de menstruação por doze meses em uma mulher climatérica.
Às vezes as pessoas acham que a menopausa é uma fase, é um período, é um tempo da vida. E não é!
É apenas o nome que se dá à última vez que a mulher menstruou em sua vida. Ou seja, se hoje a mulher para de menstruar, e fica assim por um ano, a data da sua menopausa será hoje.
Também é possível fazer o diagnóstico laboratorial da menopausa, principalmente em casos de mulheres que precisaram retirar o útero por conta de miomas.
Um dos hormônios que estimulam o ovário é o FSH, que é o hormônio folículo estimulante. O diagnóstico laboratorial é considerado um FSH maior que 30 a 35, e no ovário uma produção de estradiol menor que 20.
Leia também::: Como manter o peso saudável na menopausa?
O que é pós-menopausa?
Para entender a pós-menopausa, é importante entender também o climatério, que começa por volta dos 40 anos e termina nos 65. No início há uma ebulição nos hormônios femininos, que vão reduzindo com o passar do tempo.
A idade média da menopausa da mulher brasileira é entre os 48 e 49 anos. E como mencionamos acima, a menopausa é uma data, que é quando ela teve sua última menstruação.
Após isso, a mulher entra no período pós-menopausa. Durante esse estágio, os sintomas da menopausa, como ondas de calor, podem diminuir para muitas mulheres.
No entanto, algumas mulheres continuam a sentir os sintomas da menopausa por uma década ou mais após a transição da menopausa.
Como resultado de um nível mais baixo de estrogênio, as mulheres na pós-menopausa correm um risco maior de uma série de problemas de saúde, como osteoporose e doenças cardíacas.
Medicamentos, como terapia hormonal ou mudanças no estilo de vida saudável, podem reduzir o risco de algumas dessas condições.
Portanto, como o risco de cada mulher é diferente, é sempre importante conversar com seu médico para saber quais medidas você pode tomar para reduzir seu risco individual.
Você também pode gostar::: Como melhorar a memória durante a menopausa de forma natural
Cuide de você!
A menopausa é uma parte natural do processo de envelhecimento de cada mulher. Não é algo que normalmente requer tratamento médico.
No entanto, se os sintomas da menopausa ou pós-menopausa interferirem significativamente em sua vida, converse com seu médico.
Ou seja, há algumas intervenções que podem ser realizadas para dar melhor qualidade de vida a mulher, mesmo nesse período de sua vida.
Mas caso queira aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre menopausa e pós-menopausa, confira esse vídeo que fiz para meu canal do Youtube, no qual discuto o tema com o Dr Wilson Della Paschoa Júnior.